Grupo Engasga Gato traz para cidades do interior paulista projeto cultural que homenageia o centenário do poeta Manoel de Barros

Publicado: 6 de abril de 2016 em Uncategorized

Casa Branca, Catanduva, Ibirá, Igarapava, Lencóis Paulista, Porto Ferreira, Sertãozinho e Tambaú receberão espetáculo e atividades gratuitas

Em homenagem ao centenário do poeta Manoel de Barros (1916 – 2014), o grupo de teatro Engasga Gato dá vida ao mundo lúdico e curioso da infância retratada pelo escritor com o projeto “Circulação João de Barros: Cem anos de Manoel”. O grupo vai realizar intervenções urbanas e apresentações da peça infanto-juvenil “João de Barros: mais uma brincadeira poética” em oito cidades do interior paulista, com o objetivo de viabilizar o acesso da população à arte teatral. Tambaú, Casa Branca e Sertãozinho receberão as atividades neste mês de abril, nos dias 22, 23 e 27 respectivamente.

Além do espetáculo gratuito, o público vai poder participar de uma intervenção urbana realizada em um espaço público e de fácil acesso em cada cidade.  A intervenção poética “Oficina desregular a natureza” vai realizar uma instalação de objetos no espaço público, com criação de brinquedos populares e brincadeiras relacionados ao universo do poeta.

“Manoel de Barros é considerado o poeta das insignificâncias por comunicar em suas poesias o mundo da infância com imagens simples e profundas, como insetos que se arrastam ou um menino que carregava água com uma peneira. É esse universo que o Grupo Engasga Gato deseja recriar e oferecer um grande divertimento para crianças de todas as idades”, comenta Monalisa Machado, integrante do grupo .

As cidades escolhidas para receber o projeto fazem parte das memórias de infância de cada um dos integrantes do grupo. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público geral.

O poeta Manoel de Barros nasceu em Cuiabá-MT, em 19 de dezembro de 1916. Formou-se Bacharel em Direito no Rio de Janeiro, onde publicou seu primeiro livro “Poemas concebidos sem pecado”, em 1937. Foi autor de mais de 20 obras poéticas e agraciado com diversos prêmios durante sua vida, dentre eles: o “Prêmio Orlando Dantas” (1960), o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal (1969) e o Prêmio Cecília Meireles (1998).

Sobre o Grupo Engasga Gato

O Grupo Engasga Gato, por essência, busca a pluralidade artística e o aprofundamento do trabalho do ator. O Grupo foi formado em 2007 e hoje conta com seis membros que desenvolvem processos artísticos de diferentes segmentos das artes.

Mais informações na página do Facebook www.facebook.com/engasgagato/  ou pelo telefone (16) 3234-4860.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s