Grupo Engasga Gato lança Projeto Telhado Cultural com programação gratuita e voltada para todos os públicos

Publicado: 4 de maio de 2016 em Uncategorized

Até dezembro, o projeto irá promover atividades como oficinas, espetáculos em diversas linguagens e intervenções urbanas

O Grupo Engasga Gato lança neste mês o Projeto Telhado Cultural, contemplado pelo Edital ProAC de Apoio a Projetos de Território das Artes (Espaços Independentes) no Estado de São Paulo. Com duração contínua de 8 meses, o projeto busca ampliar a pluralidade das ações desenvolvidas na sede do grupo, por meio de uma programação integrada por espetáculos de diferentes linguagens artísticas, continuidade do núcleo de pesquisa, oficinas intensivas e extensivas, intercâmbios, abertura do espaço para residências de artistas e a publicação de um material de registro desta realização.

Todas as atividades acontecem na sede do Grupo Engasga Gato, localizada no último andar do Edifício Diederichsen, no centro de Ribeirão Preto, e em espaços públicos como as praças XV de Novembro e Carlos Gomes.

O lançamento oficial do projeto será no dia 14 de maio, sábado, às 9h30, no calçadão central da cidade. O dia contará com diversas atividades livres e abertas ao público. “Dar continuidade às ações de democratização do acesso à produção cultural desenvolvidas pelo Engasga Gato e fomentar a formação de público são alguns de nossos objetivos. O projeto é, principalmente, uma maneira de estimular um novo olhar da população sobre a cidade, seus equipamentos culturais e o fazer artístico da mesma”, comenta Fausto de Lima Pereira Ribeiro, responsável pelo projeto.

Desde 2009, o Grupo Engasga Gato desenvolve as atividades do espaço Telhado Cultural, que envolvem produção, formação e difusão, por meio de oficinas, intercâmbios, ensaios e apresentações de espetáculos próprios da companhia e parceria com grupos de todo o país. “Aproximadamente, contamos que mais de 200 mil pessoas foram impactadas e cerca de 150 grupos de teatro ou artistas se apresentaram em nossa sede ou participaram de algum intercâmbio cultural conosco”, estimula Fausto.

Neste mês, o projeto traz diversos espetáculos e oficinas de artes cênicas e visuais, promove o primeiro encontro do intercâmbio entre o Grupo Engasga Gato e o artista Kleber Lourenço, além de retomar o ‘Confluências’, núcleo de pesquisa e experimentações em técnicas interpretativas e procedimentos de encenação que envolvem os espaços urbanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s