Segunda edição do Revirarua ocupa centro de Ribeirão Preto com atividades gratuitas

Publicado: 3 de agosto de 2016 em Uncategorized

Revirarua_oficina de brinquedos

Contação de histórias, intervenções urbanas, espetáculos e cortejo musical integram programação, que acontece nesta sexta e sábado, 5 e 6 de agosto, no centro da cidade.

Ocupar o espaço urbano e público para celebrar as diversas linguagens da arte. Este é o intuito do Revirarua, que está na segunda edição e é promovido pelo Grupo Engasga Gato, por meio do Projeto Telhado Cultural. Nesta sexta e sábado, 5 e 6 de agosto, acontecem variadas atividades gratuitas na sede do Engasga Gato (localizada no Edifício Diederichsen), no Calçadão Central da cidade e na Praça XV de Novembro.

O espetáculo “Ofélia Hamlet Rock Machine”, da Cia Teatro de Riscos, abre as atividades na sexta-feira, às 20h. A peça será apresentada na sede do Grupo Engasga Gato, no último andar do Edifício Diederichsen. A adaptação do dramaturgo alemão Heiner Muller, é uma desconstrução da peça shakespereana. O texto nos apresenta um protagonista agoniado não tanto pelo assassinado de seu pai, mas pela urgência de revolução que vem das ruas. A Ofélia de Muller também confronta sua imagem clássica, ao invés de fragilizada, vemos uma figura feminista, que escancara ao mundo a sua revolta, seu estupro e assédio.

Já no sábado, o Projeto Toque da Lata abre as atividades às 9h30 e circula pelo Calçadão Central com o show “Batendo na lata, sambando no pé, driblando do caos com a fé”. Além disso, o centro receberá contação de histórias com as atrizes Fernanda Soto e Poliana Savegnago e a oficina “Construção de brinquedos com elementos reutilizáveis” com o Grupo Engasga Gato. Para encerrar o dia, o De Lucca Circus apresenta, às 11h30, “O Espetaculável Mundo de De Lucca”, que irá transportar o público para um mundo repleto de mágica, equilibrismo, música e malabarismo.

“O Ravirarua ajuda a tornar a arte, em todas as suas linguagens e formas de expressão, mais próxima do público em um espaço que, muitas vezes, é hostil como o meio urbano. Ocupar a rua e ‘rivirá-la’, despertando a curiosidade nas pessoas e a atenção para o espaço público, é também um caminho para a democratização cultural”, comenta Monalisa Machado, do Grupo Engasga Gato.

Confira nossa programação completa na nossa agenda!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s