Atores do Grupo Engasga Gato participam de intercâmbios culturais com artistas locais

Publicado: 8 de setembro de 2016 em Uncategorized

engasgagato_2016Direção de espetáculos, solos e experimentações artísticas, assim como direção técnica e dramaturgia são algumas das parcerias que os atores possuem em andamento.

O encontro com diferentes olhares e fazeres artísticos proporcionado pelo intercâmbio cultural é uma característica marcante do Grupo Engasga Gato. Como parte da busca pela pluralidade artística e o aprofundamento do trabalho do ator, os membros do grupo participam de trocas artísticas com direção de espetáculos, solos, experimentações performáticas, dramaturgia e outras colaborações com grupos e artistas locais.

O ator, diretor e produtor Fausto Ribeiro assina a direção da peça-experiência “Soturnos e Latindo Alto”, do Grupo Os Profiçççionais, que estreou em agosto,  em Ribeirão. Fausto ainda participa como diretor do processo criativo do Solo “Palavras de Indyra para uma árvore” com a atriz Aline Neli, do espetáculo “PIADA” do Grupo Qapla e do curta- metragem “MIRINMIM”, todos com estreia prevista para este ano. No documentário, que propõe a investigação da questão da loucura e as fricções que a normatividade impõe à sociedade contemporânea, Fausto exerce o papel de diretor.

A performance “Sonhos e Ossos”, com estreia marcada para o próximo dia 16 de setembro, na Área de Convivência do Sesc Ribeirão, conta com a colaboração da atriz Monalisa Machado. Dançado por Antônio Versolato, o trabalho envolve questões como o fim dos sonhos, a expectativa entre a vida e a morte, a dúvida ente o “eterno retorno” e a transcendência.

A atriz ainda atua como diretora e dramaturgista do espetáculo “Insolúvel”, nova montagem da Cia. Tertúlia. A peça estreia dia 13 de outubro, as 19 e 21h, no Galpão do Sesc Ribeirão, e aborda as relações amorosas em nosso tempo moderno e líquido, e a maneira como somos influenciados pela rapidez de informações e possibilidades infindas de redes proporcionadas pelo mundo virtual quando estabelecemos, ou pretendemos estabelecer, relações amorosas.

“O intercâmbio artístico sempre foi forte característica do Engasga Gato, seja ele em processos de montagem ou projetos culturais, o que além de alimentar as partes envolvidas, contribui muito para a cultura local”, comenta Monalisa.

Outro projeto que conta com a colaboração de alguns membros do Engasga Gato é o Núcleo de Pesquisa Confluências, que tem foco no teatro de invasão e realiza trocas e ações entre os participantes. Atualmente, segue em processo de realização a experimentação cênica-musical-performática “Peça-Batalha”, que conta com a participação de Álvaro Cherubini, Gabriel Galhardo, Fernanda Sotto e a Banda DRESDEN.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s