GRUPO

teuspasso52

O Grupo Engasga Gato nasceu da necessidade de investigar o ofício do ator e fazer deste ato sua principal característica de trabalho.

Formado pelos atores Fausto Ribeiro, Gabriel Galhardo, Monalisa Machado, Poliana Savegnago e pelo músico Márcio Bá, o grupo deu o seu primeiro passo em dezembro de 2007 quando viajou para  uma pequena cidade no vale do Jequitinhonha (MG) chamada Araçuaí com o objetivo de fazer uma pesquisa de campo sobre as histórias pessoais, danças, causos, músicas e manifestações da cultura popular da região.

Material em mãos, o grupo convidou a diretora Raquel Scotti Hirson, atriz-pesquisadora do Lume  para ser a diretora. O resultado deste trabalho é a peça “Teus passo, teus guia” que estreou em 2008 no Sesc Ribeirão e segue sua trajetória pelo país ( 5 indicações e 2 prêmios em festivais nacionais de teatro).

Também em 2008,  o Engasga Gato desenvolveu ” O Último Andar” , espetáculo baseado na obra infantil de Cecília Meireles, que transporta sua poesia pelo universo das brincadeiras de rua, jogos, parlendas, trava-línguas e costumes populares. ” O Último Andar”  estreou na Feira Nacional do Livro de 2008, e desde então roda por escolas, praças e Sescs do estado de São Paulo.

Em 2009, junto do grupo Zibaldoni, o Engasga deu início ao Movimento Gira-Sola (ver “Gira-Sola”), que entre outras as atividades culturais realizou a I Mostra de Teatro Gira-Sola.

Também em 2009 deu continuidade ao projeto de Brincadeira Poéticas, com a montagem infantil ” João de Barros -uma outra brincadeira”, inpirada na poesia de Manoel de Barros.

Em paralelo a isso, o Grupo Engasga Gato, mantém sua sede – Último Andar- Telhado Cultural, em Ribeirão Preto,  onde desenvolve oficinas, eventos (ver “O que acontece no Telhado”), além de suas pesquisas teatrais.

Anúncios
comentários
  1. Edson do Carmo Inforsato( Tio Tamoio) disse:

    Olá meus queridos
    Tive muito gosto em ver o blog de vocês. Sou um fã incondicional da Monalisa( grande atriz) e do Fausto( ator de primeira linha). O Gabriel ainda vi pouco mas pelo pouco que vi já percebi a sua “pegada forte” como diz um de meus filhos Cassiano. Torço imensamente por vocês, nunca abandonem esse trabalho, apreefeiçoem -no, não se desanimem com a falta de compreensão e apoio e dêem o que vocês tem de melhor para a expressão e a afirmação da nossa humanidade, que é fundamentalmente o papel do Teatro.
    Beijos em todos

  2. Brenda Alves disse:

    Olá!!
    Só passei pra deixar registrado minha dmiração pelo trabalho de vocês. Assisti ao espetáculo no teatro do SESC – Bauru. Até disseram que sou irmã da Poliana!!
    rsrs’
    Mas, saibam que o trabalho de vocês é fera.
    Já sou fã.
    Beeijão e um beijo especial para a minha irmã Poli.!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s