GIRA-SOLA

O Gira-Sola é um projeto do Grupo Teatral Engasga Gato, de Ribeirão Preto, com o objetivo de difundir trabalhos teatrais de todo o país que estejam fora do circuito da grande indústria cultural e valorizar propostas cênicas inovadoras que direcionam seu fazer teatral a novos olhares e seus pés a um terreno de risco.

4ª MOSTRA DE TEATRO GIRA-SOLA (2012) 

A quarta edição a Mostra Gira-Sola acontecerá de 24 a 30 de setembro de 2012 e terá o centro da cidade de Ribeirão Preto como palco para seus espetáculos.

É a Mostra Gira-Sola voltando o olhar para o centro da cidade, seus patrimônios, e sua história. Girando e revirando as possibilidades de movimentos e encontros. Edital Mostra Gira-Sola 2012

GRUPOS SELECIONADOS

Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado- Criciúma – SC

Nicolas Trevijano- São Paulo – SP

Cia Elevador de Teatro Panorâmico, São Paulo – SP

Grupo Bandolengos- Poá – SP

Cia Elevador de Teatro Panorâmico- São Paulo – SP

Cia Elevador de Teatro Panorâmico, São Paulo – SP

Delirivm Teatro de Dança- São Simão – SP

Cia A Dita Cuja- Ribeirão Preto – SP

Cia Elevador de Teatro Panorâmico- São Paulo – SP

Grupo Fora do Sério- Ribeirão Preto – SP

Cia Elevador de Teatro Panorâmico, São Paulo – SP

Grupo Contadores de Mentira – Suzano – SP

Coletivo Ósseo- Salvador – BA

Cia Elevador de Teatro Panorâmico, São Paulo – SP

Teatro de Senhoritas, São Paulo – SP

E ainda teremos Débora Buboc, Dilson Rufino, André Perin, exibições de vídeo, Samba + eu e intervenções com Engasga Gato.

MOSTRAS ANTERIORES

3ª MOSTRA DE TEATRO GIRA-SOLA (2011)

de 19 a 25 de setembro de 2011

A Mostra de Teatro Gira Sola – realizada pelos Grupos Engasga Gato e Zibaldoni e SESC Ribeirão – vem desde a sua primeira edição fomentar o fazer artístico no município através do encontro dos grupos locais e de outras cidades valorizando as diversas pesquisas e linguagens cênicas.

A aproximação da população é ponto fundamental da Mostra, por isso a descentralização e gratuidade das apresentações, bate-papos e oficinas artísticas e de produção cultural.

Em sua 3º edição, a Mostra de Teatro Gira-Sola continua a crescer, está com a programação mais longa, mais intensa, amplia suas redes e ganha forças com o apoio dos parceiros Seminário Gramsci, Pontão de Cultura Sibipiruna, Teatro Santarosa, Ponto de Cultura Casa das Artes, Palco Fora do Eixo e Cidade do Circo. Além de também poder contar com o apoio das empresas Estacionamento Itamarati, Restaurante Travessa e Consultoria Pedagógica Tantas Palavras.

Pontilhões, cruzamentos, calçadão, escolas, favelas, pontos de cultura, e até mesmo teatros receberão a programação da nossa Mostra, que este ano além de saudar a chegada da primavera com um cortejo de abertura com artistas da cidade, celebra a força do efêmero que faz girar a natureza humana na sua constante busca de luz.

PROGRAMAÇÃO  – GRATUITO!!

  • 19/09 – ABERTURA – CORTEJO GIRA-SOLA 

O cortejo, que já virou tradição da Mostra, reúne os artistas da cidade em uma festa que celebra a chegada da primavera e abre a 3º Mostra de Teatro Gira-Sola.

19/9, segunda, às 17h30, no Calçadão – Esquina da Rua Álvares Cabral com Rua General Osório, Livre. 

  • INVASÕES URBANAS

Durante os dias da Mostra, os participantes da oficina Confluências –  que acontece permanentemente no Telhado Cultural Engasga Gato e investiga invasões urbanas buscando quebrar os fluxos do cotidiano – interferirão nas paisagens de pontilhões, avenidas, pontos de ônibus e onde mais der na telha.

  •  20/9 – MACACOS ME MORDAM 

Cia. de Teatro Acidental- Campinas/SP

Um combate entre dois homens que tentam tirar a casca um do outro, ambos buscando em que se agarrar- nem que seja a destruição do adversário ou a própria. Nessa luta/dança vertiginosa o público é defrontado (ou invadido) pelo desajustes do homem perante o mundo

20/09, terça, às 20h, no Telhado Cultural Engasga Gato – Rua Álvares Cabral – 469 – 6ºAndar, Não recomendado para menores de 14 anos 

  • 20/9 – O HORÁCIO  

Cia Teatro de Riscos – Ribeirão Preto/SP

As cidades de Roma e Alba estavam em luta pelo poder e ao mesmo tempo eram ameaçadas pelos etruscos. Para não se enfraquecerem diante de um inimigo comum, os exércitos decidem que, por cada cidade, lutaria apenas um homem. Duração:55 minutos.

20/9, terça, às 23h, na UGT Memorial da Classe Operária, Rua José Bonifácio 59, não recomendado para menores de 16 anos

  • 21/9 – A BRUXA MALABÉ 

Cia. Cornucópia- Ribeirão Preto/SP

Uma mãe e seus cinco filhos viviam num vilarejo distante. Um dia ela sai para ir ao mercado e seus filhos caem nas traquinagens da Bruxa Malabé que os transformam em trecos e cacarecos. Agora a mãe será guiada por “um pássaro falante e de fala tão vibrante” para tentar recuperar seus filhos.

21/9, quarta, às 10h, na EMEF Paulo Freire -Rua Sindicalista Luiz Antonio Correa, 40 – Jardim Heitor Rigon, Indicação: Livre

  • 21/9 – SALTIMBEMBE MAMBEMBANCOS 

Grupo Rosa dos Ventos – Presidente Prudente/SP

A proposta do grupo é tratar de uma época em que as artes eram apresentadas por artistas saltimbancos em praças, feiras e outros espaços alternativos. O resultado é um espetáculo que põe em conflito as impressionantes performances de habilidade humana, com a maneira contraventora de mostrar e entender o mundo dos palhaços. Duração: 60 minutos.

21/9, quarta, às 18h, na Praça XV, Indicação: Livre

  • 21/9 – CAUSOS RUSSOS 

Cia das Cenas- Ribeirão Preto/SP

Cinco histórias bem humoradas com uma deliciosa oralidade crítica e corrosiva relatam gestos significativos do cotidiano dos tempos pós-revolucionários, ridicularizando pequenos ou grandes “crimes” cometidos geralmente em nome de uma nova ideologia.

21/9, quarta, às 21h, no Teatro Santarosa – Praça Rotary Club 325 – City Ribeirão. Não recomendado para menores de 16 anos

  • 22/9 – PASSAGENS –  Intervenção Artística com Fragmentos da Obra de Hilda Hilst 

Boa Companhia e Grupo Matula -(SP)

Uma caminhada pelo lirisimo da obra de Hilda Hilst, oferecendo aos espectadores um encontro com as palavras da escritora. Poemas, contos e trechos de espetáculo teatral conduzem o espectador, que ora segue os atores, ora assiste às cenas, ora se descobre parte dela. Duração 45 minutos. Indicação: Livre.

22/9, quinta, às 18h. Próximo ao Relógio da Praça XV.

  • 23/9 – UBU REI 

Cia. Teatral Bocaccione – Ribeirão Preto/SP

Em qualquer lugar reside o Pai Ubu: um grotesco burguês, que influenciado por sua mulher ambiciosa, decide matar o rei para ocupar seu trono. Depois da conquista, revela-se cruel e estúpido, transformando-se em um tirano sanguinário que profere verdades inquietantes.

23/9, sexta, às 18h, na Praça XV. Indicação: livre 

  • 23/9 – PRIMUS 

Boa Companhia – Campinas/SP

Baseado no conto “Comunicado a uma academia” de Franz Kafka, Primus busca refletir sobre o gigantesco percurso da evolução humana. Conta a história de um macaco, que para garantir seu lugar ao Sol, aprende a ser homem e torna-se um pop star do show business. Duração: 60 minutos.

23/9, sexta, no Galpão de Eventos do SESC. Retirada de ingressos uma hora antes na Central de Atendimento.Não recomendado para menores de 16 anos.

  • 24/9 – OM COM TÔ? QUEM CO SÔ? PROM CO VÔ? 

Circo Navegador – São Sebastião/SP

Num encontro inusitado os palhaços Surubim e Salsicha encantam a platéia num misto de ingenuidade e astúcia. Apresentam toda a sua performance em números que desafiam sua coragem e buscam soluções absurdas que provocam de maneira bem humorada as relações do homem com o meio que o cerca. Duração: 50 minutos.

24/9, sábado, às 16h, Cidade do Circo – Av. Caramuru, 1568, Indicação: Livre 

  • 24/9 – VOCÊS VIRAM MEU CACHORRO? 

 Entrelinhas Cia. de Teatro  –  Santa Maria /RS

Um morador de rua, na busca do seu fiel cachorro, acaba se deparando com um grupo de pessoas e começa a puxar conversa, expondo seu ponto de vista sobre a sociedade em geral. Tudo com um único objetivo: suprimir a sua própria solidão. Livre adaptação da obra homônima de Victor Sant’Anna.

24/09, sábado, às 22h, no Viaduto Meira Júnior –  Cruzamento da Av. Meira Júnior com Avenida Francisco Junqueira. Indicação: Livre

  • 25/9 – PARÔ! HÁ PALHAÇADA 

Os Profiçççionais – Rib. Preto/SP

Três palhaços acrobatas são os protagonistas de uma história que exalta as gagues clássicas do circo tradicional, unindo o virtuoso e muita confusão, durante uma hora de espetáculo para todas as idades.

25/9, domingo, às 16h, na Favela Jardim Jandaia. Indicação: livre 

  • 25/9 – SAMBA MAIS EU  

Como manda a tradição, o fechamento da Mostra será com o Samba Mais Eu, projeto do Engasga Gato, que através do gênero musical mais emblemático do Brasil junto a outras manifestações populares louva a cultura brasileira.

Esse ano o convidado do Samba Mais Eu é o grupo Samba do Alecrim, composto por uma rapaziada que põe quente no samba rock, de enredo, de roda, de breque, partido, e muito mais.

25/9, domingo, às 17h30, no Telhado Cultural Engasga Gato. Indicação: livre 

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

  • 21/9 – BATE-PAPO: PROCESSO COLABORATIVO ENTRE GRUPOS: AMPLIANDO OS HORIZONTES POR MEIO DA REDE

Este bate-papo objetiva desenvolver um panorama cênico local e nacional dos agentes cênicos brasileiros focados em estratégias organizacionais e estruturais a partir dos relatos das realidades de cada ambiente. Assim, almeja-se vislumbrar aspectos comuns entre essas realidades e, a partir deles, elaborar uma estrutura organizacional e operante que amplie as relações entre os agentes cênico-culturais  por meio do processo colaborativo em rede, que possui como pilares: planejamento, sustentabilidade (troca de serviços), política e comunicação. Com Claudia Schulz – Palco Fora do Eixo.

21/9, quarta, às 14h, no Espaço Cultural Zibaldoni – Rua Laguna 1951 Jd. Paulistano

  • 22,23 e 24/9 – OFICINA DE PRODUÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS 

Com Daniele Sampaio, produtora do ator Eduardo Okamoto desde 2006. Oferece aos participantes noções gerais de produção e gestão de projetos culturais nas artes cênicas. Serão enfatizados os seguintes tópicos: leis de incentivo, editais federais, estatais e privados, elaboração, execução e pós-produção de projetos culturais.

22,23 e 24/9, quinta, sexta e sábado, das 14h às 18h, na Casa das Artes – Avenida Caramuru 1516. Telefone: 16 3441-2475 . 14 vagas (mínimo oito)

O curso tem como objetivo oferecer aos participantes noções gerais de produção e gestão de projetos culturais nas artes cênicas. Assim, serão enfatizados os seguintes tópicos: leis de incentivo, editais federais, estatais e privados, elaboração, execução e pós-produção de projetos culturais. Uma realização através da parceria e apoio do Ponto de Cultura Casa das Artes ao Gira-Sola.

Sobre Daniele Sampaio: Produtora do ator Eduardo Okamoto desde 2006. É responsável pela  produção dos espetáculos “Agora e na Hora de Nossa Hora” (2004), “Eldorado” (2008) – indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator em 2009 – e “Chuva Pasmada” (2010) em parceria com a atriz Alice Possani do Grupo Matula Teatro, indicado ao Prêmio CPT 2010 na categoria de Melhor Elenco. Com estes trabalhos percorreu importantes festivais nacionais (FILO, FIT São José do Rio Preto, Cena Contemporânea de Brasília, Riocenacontemporânea, Caxias em Cena, Floripa Teatro, etc) e internacionais (Suíça, Espanha, Kosovo, Marrocos, Escócia). Participou de cursos, palestras e seminários com importantes profissionais atuantes na área de produção cultural. Desde 2009, ministra em parceria com o produtor Pedro de Freitas, da Périplo Produções, o curso “Produção e Gestão para as Artes Cênicas”, durante a realização do “Feverestival” – Festival Internacional de Teatro de Campinas. Trabalhou com grupos Barracão Teatro, Grupo Matula Teatro, Jogando no Quintal e Cia. da Memória. Desde 2009, presta consultoria em produção e gestão para grupos de teatro.                                                      

  • 22,23 e 24/9 – ENCONTRO ARTÍSTICO VERÔNICA FABRINI 

A atriz, encenadora e professora do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP. Além da Boa Companhia, dirigiu trabalhos e grupos, como o Matula Teatro e o ator Eduardo Okamoto. Este encontro terá como tema o trabalho corporal para o ator na rua.

22,23 e 24/9, das 9h às 12h, no Telhado Cultural Engasga Gato. 35 vagas. Informações e inscrições pelo email matricula@ribeirao.sescsp.org.br ou na Central de Atendimento.

SELECIONADOS

Ribeirão Preto:

Causos Russo – Cia Das Cenas; Ubu Rei – Cia Boccaccione; Horácio – Cia Teatro Riscos; Parô! Há Palhaçada – Os Profissionais; A Bruxa Malabé – Cia Cornucopia; Suplente: Cabral, a esquadra Seu mal – Dalapagarapa

Fora de Ribeirão Preto:

Om co to, Quem co sô, Prom co vô – Circo Navegador; Entre divas e senhoritas – Teatro de Senhoritas; Macacos me mordam – Cia Teatro Acidental; Suplente:Cia Rosa dos Ventos com o espetáculo Santimbembe, Mambembancos

CURADORES

Camila Onofre – Programadora cultural do SESC Ribeirão

Leticia Andrade – Atriz, dramaturga, professora de teoria teatral. Doutoranda em Teoria e Prática do Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG, onde é Bolsista da Capes e Mestre em Teoria da Literatura. Atriz formada pelo Teatro Universitário da UFMG. Lecionou no Palácio das Artes e no Departamento de Artes Cênicas da UFOP. Artista há 16 anos, profissionalizou-se como Dramaturga, com mais de onze peças compostas para o Centro Cultural do Grupo Galpão, Palácio das Artes e Grupos de Teatro de Belo Horizonte/MG. Atuou no espetáculo Suba na vida!, e pesquisa o papel do espectador em espetáculos contemporâneos brasileiros e a ocupação de espaços não-convencionais. Atualmente, é curadora do II Festival de Teatro de Ribeirão Preto, 2011.

Fernando Aveiro – Ator, graduado no Curso de Artes Cênicas do Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto. Faz parte do CPT – Centro de Pesquisa Teatral-SESC-SP – coordenado por Antunes Filho há três anos, onde participa dos espetáculos “A Falecida Vapt-Vupt” de Nelson Rodrigues e “Policarpo Quaresma” de Lima Barreto, ambos com direção de Antunes, em temporadas em São Paulo, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Santos, Porto, Lisboa e Buenos Aires. Atualmente integra a nova montagem do CPT.

2ª MOSTRA DE TEATRO GIRA-SOLA (2010)

A segunda edição da Mostra de Teatro Gira-Sola aconteceu em setembro em Ribeirão Preto com apresentações de grupos de diferentes partes do Brasil. O objetivo é sempre difundir trabalhos de teatro que estejam fora da programação da grande indústria cultural. Exatamente por isso o tema desse ano foi direto ao ponto: Fora do Eixo. E olha que muita gente por aí tem coisa boa para mostrar. No período de inscrições, quase 40 projetos foram inscritos, abrangendo, além do estado de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. A segunda edição da Mostra Gira-Sola realizou a abertura de edital para artistas locais e de outras partes do país. Os espetáculos selecionados, juntamente com peças convidadas e atividades diversas oferecidas pelos Grupos organizadores, completaram a programação de seis dias de atividades de maioria gratuita em diversos pontos da cidade, inclusive praças e escolas públicas. A primeira edição aconteceu em 2009 de forma independente. O público vem crescendo e esperamos você na próxima!

A 2ª Mostra de Teatro Gira-Sola é um projeto do Grupo Teatral Engasga Gato, com Grupo Zibaldoni e SESC de Ribeirão Preto – SP, com apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto através do Programa de Incentivo Cultural 2010 da Secretaria Municipal da Cultura.

Anúncios
comentários
  1. […] do Movimento Gira-Sola juntamente com o Grupo Teatral Engasga Gato e SESC de Ribeirão Preto, estão pré-produzindo a […]

  2. […] Mais informações aqui […]

  3. Rita Palucci disse:

    Parabens Pessoal esta Maravilhosa
    a programaçao, muito rica e diversificada. estou muito orgulhosa de Vcs PARABENS MESMO meu coraçao esta radiante e muito FELIZ < APLAUSOS E MUITO BRILHO !!!!!!!!!!!

  4. Gabriel Oliveira e Sousa disse:

    Ei… tô sabendo de uma promoção que tá rolando ai!!!
    Eu Quero uma Camiseta do Gira-Solaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  5. Juliana Andrade disse:

    O Gira-Sola gira gira sem parar!!! Orgulho de vocês!! Mais um ano lindo de movimentação! Parabéns pessoal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s