ESPETÁCULO – TEUS PASSO, TEUS GUIA

engasgaeral3

Teus passo, teus guia

Após uma imersão pelo Vale do Jequitinhonha, na cidade de Araçuaí (MG), o grupo fez uma montagem que retrata toda a tradição oral da região considerada uma das mais pobres do país. A peça é uma sensível colagem das histórias pessoais, danças, causos e músicas que mostram a verdadeira riqueza cultural da região.O minerador solitário “cava” seu sonho. O lavrador corta toneladas de cana e sonha levar para a família, nos quatro meses que lhes restam de convívio, o sonho de mais um filho, de uma moto, da cachaça que embala os festejos e ajuda passar o tempo. Para abraçar, o homem e a mulher precisam de luva de couro e reforço metálico. Atracam-se ao feixe de cana, o abraçam, o recolhem, o amam e odeiam com força de “campeões”. A cidade segue sua rotina pacata; as crianças brincam com peixinhos mortos, o diabo ensina modas de viola, o tecido cru ganha formas e cores, o artesanato se engrandece, as roupas quaram, o alumínio brilha, a música é tocada e toca corpo e voz de uma comunidade alegre e triste. A roupa pendurada no varal traz saudade daqueles que tomaram lonjura para buscar o sonho de São Paulo, o “dinheiro de São Paulo”. Seremos donos de nossos próprios passos? Seremos guias de nós mesmos? Após um ano de estudo, a peça “Teus passo, teus guia” estreou em 2009 em Ribeirão Preto e viajou por todo o Brasil ganhando prêmios em diversos festivais. Teus Passo, Teus Guia”, segundo a primeira diretora da peça e uma das criadoras, Raquel Scotti Hirson, é uma experiência no corpo e no palco que revela as inquietações sem o objetivo de dar respostas.”

Exposição “Onde O Vento Sopra”

Para promover um mergulho na cultura do Vale do Jequitinhonha,  além da montagem do espetáculo “Teus passo, teus guia” o grupo resolveu trazer ao público os principais destaques coletados durante a viagem e o processo de criação. Assim, o público consegue compreender a origem e as várias etapas do trabalho artístico. Anotações, fotos, texturas e registros sonoros compõem a exposição.

Ficha Técnica

Concepção e criação: Grupo Engasga Gato e Raquel Scotti Hirson

Pesquisa: Grupo Engasga Gato

Elenco: Fausto Ribeiro, Gabriel Galhardo, Márcio Bá, Monalisa Machado e Poliana Savegnago

Direção: Raquel Scotti Hirson

Direção musical: Márcio Bá

Produção Musical: Francis Wiermann

Figurinos: Juliana Pfeifer

Cenário: Juliana Pfeifer e Raquel Scotti Hirson

Desenho de luz: Érico Daminelli

Operação de luz: Fabrício Papa

Operação de som: Daniel Renda

Exposição: Juliana Pfeifer e Gabriel Galhardo

Produção Geral: Grupo Engasga Gato

Apoio: Grupo Lume

Classificação: 12 anos

Anúncios
comentários
  1. Fran disse:

    OI sou a Francieli, fui uma das alunas que assistiu o teatro hoje, lá no SESI. Adorei muito, Parabéns pelo trabalho. ;D

  2. Olá! Meu nome é Brendon, assisti a um tempo atraz esse teatro no Sesc gostei muito, vim pesquisar sobre o Grupo encontrei este site, muito interessante, Parabéns a todos e Obrigado 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s